Valorizando o produtor rural e a agricultura familiar

por Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul | Quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aconteceu nesta quarta feira (04/04) um grande evento na praça central da sede do município de Cruzeiro do Sul, onde o Prefeito  Ailton Buso de Araújo, acompanhado do seu vice-prefeito Valdemar Salvadego, dos seus diretores, os vereadores Wanderlei Aparecido Vicente (presidente), Celso Alves de Figueredo, Va lde c i r  Ba r r a c a   e  Ca r los Faustino dos Santos, do gerente do Banco do Brasil agência de Paranacity Zeno Fernando Suthovski e moradores do Bairro Rural Vila Marilia, fez a entrega para o presidente da Associação do Bairro Rural Vila Marília, Francisco Carlos Roger, de 01 trator zero Km de 75 Cv com grade aradora (home); 10 computadores para a instalação do 1º telecentro na zona rural, além de um cheque no valor de R$ 1.800,00 reais para o pagamento da perfuração de 01 poço artesiano que custou R$ 18.00,00 mil reais e será totalmente pago pela prefeitura em 10 vezes de igual valor. O trator foi adquirido com recursos do Ministério da Agricultura a fundo perdido (isto é, não tem que devolver dinheiro), fruto do trabalho do Prefeito Ailton Buso com apoio dos Deputados Federais André Vargas, Assis do Couto e Dr. Rosinha que representaram Cruzeiro do Sul lá em Brasília para que a comunidade pudesse realizar este sonho há muitos anos acalentado. Ao usar da palavra, o professor Osmar Augusto, representante da Associação Marília disse que “este trator possibilitará aos pequenos produtores aumentar sua capacidade de produção e melhorar a renda o que permitirá sua ação no campo”.  Quanto aos computadores, trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e o Banco do Brasil que fez a doação de 50 máquinas para que se pudesse instalar telecentros em todos os bairros rurais, sendo que a Marília é o primeiro deles, agraciada com dez computadores para atender uma população de aproximadamente 100 pessoas. Na oportunidade, o Gerente do Banco do Brasil de Paranacity, Zeno Fernando Suthovski disse que o “Banco do Brasil sente-se orgulhoso em ser o Banco Oficial do Agricultor Familiar e que, esta parceria entre Prefeitura e Banco, representa a seriedade, o compromisso e respeito que ambos os órgãos tem para com o agricultor que é o grande responsável pela produção de alimentos em nosso País”.

O Presidente da Câmara de Vereadores,Wanderlei  Aparecido Vicente  representando o Legislativo Municipal, disse que os vereadores fizeram sua parte aprovando os projetos para beneficiar a comunidade e, finalizando, agradeceu a presença de todos. Ao fazer uso da palavra, o Prefeito Ailton Buso enfatizou a importância da comunidade estar organizada em forma de associação, pois somente assim é possível receber o benefício.

O Prefeito lembrou ainda que esse é um programa inovador pois o trator, acompanhado  com  os implementos estão sendo destinadas para a Associação (em forma de cessão de uso) e serão inclusive manejadas por pessoas treinadas na comunidade. “Isso representa um grande avanço, pois, de a g o r a   em  d i a n t e ,   n e n h um pequeno produtor rural terá que vir até a Prefeitura com o “pires na mão”  esperando pela boa vontade de quem, muitas vezes não tem, para ser atendido como sempre foi nesta Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Agora não! mudamos isso. Quem manda é a pró-pria comunidade que terá as máquinas onde elas precisam estar, não no pátio da prefeitura na mão de funcionário público, mas sim, no campo, nas mãos de quem realmente produz”, conclui o Prefeito.

Quanto aos computadores, foram repassados dez para instalação do telecentro no Bairro Marília, com conexão na internet, totalmente gratuito para a população. “Vamos  instalar computadores em todas as comunidades rurais de Cruzeiro do Sul, todos ligados à internet fornecida pela Prefeitura. Isso é uma revolução sem precedentes na história deste Município e do País, pois o produtor não estará mais isolado e nem será privado de todas as benesses que a rede mundial de computadores proporciona a seus usuários. Com certeza, até dezembro deste ano, Cruzeiro do Sul será um município 100% digital, conectado com o mundo,  sem nenhum custo para os seus usuários. Estamos cumprindo o que falamos, ou seja, fazendo aquilo que nunca foi feito, arremata Ailton Buso.